Sínteses textuais
1207600
PRÁTICA DE ENSINO- INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA
CONSELHEIRO LAFAIETE
2012
TÂNIA MARIA DA SILVA ALVES
1207600
PRÁTICA DE ENSINO- INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA
Trabalho de sínteses textuais
Curso de Matemática apresentado à Universidade
Paulista – UNIP.
Orientador: (Profº Wanderlei Sergio da Silva)
CONSELHEIRO LAFAIETE
2012
SÍNTESE
Educação? Educações: aprender com o índio
O modelo de educação pode ampliar ou limitar a ação de um povo ou de uma cultura. As pessoas aprendem de diferentes formas não existindo um dono do saber ou o único lugar apropriado.
A educação é recriada pelos costumes, cultura e modo de vida de uma sociedade. Por isso, a recusa dos índios pela educação de seu colonizador demonstra a sabedoria indígena que identificou a importância de estilos educacionais diferentes. Os índios recusaram uma educação que poderia legitimar o poder do colonizador e o colonizador não apresentou interesse em deixar seus jovens conviverem com outro estilo de educação.
A fraqueza da educação é que ela pode deseducar quando manipulada para atingir determinados objetivos políticos ou sociais. O fax do Nirso
A educação deve abordar o método tradicional de ensino,as pessoas não podem ser valorizadas apenas pelo seu conhecimento formal, é importante a experiência, o costume, a cultura e o conhecimento empírico que amplia o conceito de educação. A educação lecionada não acompanha a evolução social.
A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do Lobo)
O texto relata a versão de uma história clássica. Onde os argumentos do lobo nos convencem que a protagonista
(Chapeuzinho Vermelho), que sempre foi vista como vítima da história, também pode em outro contexto apresentar-se como vilã.
Na educação nos deparamos com um problema parecido, não existe a preocupação com a versão dos alunos, os professores aceitam seus conhecimentos como uma verdade absoluta, perdendo a oportunidade de aprender com seus alunos ou pelo menos ver