Síntese: O Desenvolvimento humano
Cap. 1 - O Desenvolvimento Humano
Introdução
O desenvolvimento é um processo longo e gradual, os homens são capazes de darem sentido a suas vidas, cada um com seu respectivo tempo. Somos capazes de descrever acontecimentos anteriores, mas o tempo é diferente em variadas situações e pessoas: “parece que foi ontem”, o tempo apesar de ter um ritmo constante em realidade, para nós depende da organização dos pensamentos e atividades, em relação aos valores humanos, eles só podem ser intendidos em um contexto histórico, a valorização se da de diferentes formas para um homem dos anos 40 e 70, e assim por diante. O tempo também tem uma dimensão social, a sociedade moldou regras para estágios da vida humana, onde a criança brinca, o adolescente escolhe a profissão, o adulto contribui e cresce socialmente e o idoso descansa, há também uma mudança nas pessoas, onde se mudam os pensamentos e valores no decorrer do tempo.
O Campo de estudo da Psicologia do Desenvolvimento
São três os objetivos da psicologia do desenvolvimento
A descrição da origem das condutas psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais, e do processo de mudança dessas no decorrer da vida.
A descoberta dos fatores e mecanismos responsáveis pelo aparecimento das condutas e mudanças.
Estabelecer os períodos críticos no processo de desenvolvimento.
Em relação ao primeiro objetivo, na psicologia muitos estudos se restringem a uma dimensão limitada de tempo, quando analisamos um sorriso, queremos saber oque causou aquele sorriso e somente, a psicologia do desenvolvimento propõe ser descritiva e determinativa em relação ao surgimento, suas mudanças com o tempo, e quais processos estão entrelaçados a ele.
Já sobre a origem desses comportamentos, elas se dividem tradicionalmente em duas explicações, inatas ou aprendidas, comportamento instintivo ou inteligente, processos de maturação ou aprendizado. Isso coloca as discussões em dois polos opostos, no primeiro que o