Vitaminas Hipo e Hidrossoluveis
As vitaminas são moléculas orgânicas que desempenham uma ampla gama de funções no organismo. Dentre estas, a mais relevante é a de servir como cofatores em reações enzimáticas. Uma característica fundamental das vitaminas é a de que elas geralmente não podem ser sintetizadas pelas células de mamíferos e, portanto, precisam ser supridas na dieta. As vitaminas dividem-se em dois grandes grupos, as hidrossolúveis e as lipossolúveis, divisão que também corresponde de certa maneira às funções desempenhadas pelas vitaminas, especialmente às das solúveis em H2O, que incluem o complexo B e a Vitamina C. VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS:
Vitamina B1 (Tiamina):
O papel desempenhado no organismo Humano:
Metabolismo de macro-nutrientes (carboidratos) e manutenção do sistema nervoso.
Distúrbios que acarretam quando há ausência:
Os primeiros sintomas da deficiência incluem constipação, perda de apetite, náusea, depressão, fadiga e neuropatia periférica. A deficiência crônica leva a sintomas neurológicos mais severos como ataxia, confusão mental e perda da coordenação do movimento ocular. Quando prolongada, a deficiência da tiamina causa ainda problemas cardiovasculares e musculares.
A doença causada pela deficiência severa de tiamina é conhecida como beriberi, e resulta de dieta rica em carboidratos e deficiente em tiamina. Há outras doenças causadas pela deficiência de tiamina, algumas comuns em alcoólatras crônicos devido à dieta pobre que habitualmente consomem.
Vitamina B2 (Riboflavina):
O papel desempenhado no organismo Humano:
Formação de anticorpos e glóbulos, vermelhos, metabolismo de macro-nutrientes (gordura, hidratos de carbono e proteínas), síntese de ácidos graxos, visão normal em luz clara, manutenção da cútis.
Distúrbios que acarretam quando há ausência:
É rara devido a presença da vitamina em quantidades adequadas na maioria dos alimentos como ovos, leite, carne e cereais. É comum em alcoólatras