Bacharel
Ecologia de Comunidades
Caatinga
Grupo:
Ana Paula Silva
Marina Valente
Matheus Lima
Michel Delgado
Nathan Melo
Nayane Coelho
Professor: Dr. Fabrício Alvim Carvalho
Localização, pluviosidade e clima:
A Caatinga é uma das regiões semiáridas mais populosas do mundo e sua ocupação humana data de épocas pré-históricas. Seu nome vem do Tupi guarani: Caa: Mata e Tinga: Branca, devido sua constante ausência de verde.
A caatinga ocupa uma área com cerca de 840 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Em 2001 foi criada a Reserva da Biosfera da Caatinga, que cobre uma área de 198.000 Km².
O bioma Caatinga estende-se por praticamente todo o estado do Ceará (quase 100%), mais de metade dos estados do Rio Grande do Norte (95%), Paraíba (92%), Pernambuco (83%), Piauí (63%) e Bahia (54%), e quase a metade de Alagoas (48%) e Sergipe (49%), além de pequenas porções de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%). Ao norte, a Caatinga encontra o Oceano Atlântico, a oeste e sudoeste tem como limite o bioma Cerrado e a leste e sudeste encontra-se com a Mata Atlântica. O bioma Caatinga ocupa um território predominantemente coincidente com a região denominada Semiárido Brasileiro definida com base em três critérios técnicos: precipitação média anual inferior a 800 milímetros; índice de aridez de até 0,5 calculado pelo balanço hídrico que relaciona as precipitações e a evapotranspiração potencial, no período entre 1961 e 1990; risco de seca maior que 60%, tomando por base o período entre 1970 e 1990 (IBGE, 2004 apud BRASIL, 2010).
O clima nas áreas semiáridas da Caatinga contrasta muito com as condições de maior umidade dos demais biomas brasileiros. As temperaturas médias diárias são elevadas e variam pouco ao longo do