As novas formas de organização de organização industrial
As novas formas de organização industrial:
“O Consórcio Modular x O Condomínio Industrial”
16.4.1 O “Consórcio Modular”
O conceito de Consórcio Modular em utilização em uma planta da Volkswagen tem como premissa básica, a de que cada fornecedor é responsável tanto pela fabricação como pela montagem de sua parte no produto final, ou seja, o veículo.
O conceito inovador de Consorcio Modular envolve uma série de mudanças no processo produtivo e na organização de uma fábrica.
Esta nova fábrica caminhões e ônibus da Volks em Resende, demorou 5 meses para ser construída, com uma capacidade de produção de 30 mil chassis de ônibus e caminhões, que empregará cerca de 1500 funcionários, com investimento de US$ 600 mil sendo metade pela Volks e a outra metade entre seus parceiros (Folha de São Paulo, 1996).
Seus principais parceiros são: Iochpe - Maxion que fabrica chassis, rodas e pneus; Rockwell que fabrica eixos, freios e suspensão; Bridgestone e Borlen fabricam rodas e pneus; Motoren - Werke Manheim e Cummins fabricam motor e transmissão; Tamet fabrica cabina; VDO Kienzle fabrica direção e instrumentos e a Eisenmann executa pintura.
Os testes finais e o controle de qualidade são de responsabilidade da Volks, enquanto que o processo de fabricação é supervisionada por um mestre. A empresa-mãe não tem nenhum operário envolvido diretamente na fábrica. O departamento de engenharia está preocupado em adaptar o projeto atual para este novo conceito.
Há um comitê executivo composto de representantes da Volks e dos parceiros, a fim de definir as estratégias do empreendimento. Os funcionários das empresas participantes têm a mesma estrutura de cargos e salários, além de hierarquia idêntica a da Volks (MARX, R. ET AL., 1996).
Figura 1 – Desenho esquemático de formação do Consórcio Modular implementado na fabrica da Volks, em Resende.
16.4.2 O “Condomínio Industrial”
Uma unidade de negócio da empresa mãe