O presente trabalho refere-se a sínteses das teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos seguintes pensadores: Skinner, Piaget, Vygotyski, Wallon, Ausubel e Rogers.

4492 palavras 18 páginas
INTRODUÇÃO.
O presente trabalho refere-se a sínteses das teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos seguintes pensadores: Skinner, Piaget, Vygotyski, Wallon, Ausubel e Rogers.
Dessa forma, apresentamos os pressupostos teóricos que iluminam os processos educativos, com base em uma perspectiva histórica, social e humanística.
Em seguida teremos as resenhas sobre os seguintes filmes: O Sorriso de Monalisa, Cidade de Deus e Machucou!

SKINNER
Skinner nasceu em 20 de março em 1904, Susquehanna Depot,Pensilvânia, EUA,faleceu em 18 de agosto de 1990,causa da morte de Skinner foi leucemia.
PENSAMENTO: “Dada as condições adequadas, todo ser aprende.”
Do ponto de vista de Skinner existem várias deficiências notáveis em nossos atuais métodos de ensino: Um dos grandes problemas do ensino, diz Skinner é o uso do controle aversivo. Embora algumas escolas ainda usem punição física, em geral houve mudanças para medidas não corporais como ridículo, repreensão, sarcasmo, crítica, lição de casa adicional, trabalho forçado, e retirada de privilégios. Exames são usados como ameaça e são destinados principalmente a mostrar o que o estudante não sabe e coagi-lo a estudar.
O estudante passa grande parte do seu dia fazendo coisas que não deseja fazer e para as quais não há reforços positivos. Em consequência, ele trabalha principalmente para fugir de estimulação aversiva. Faz o que tem a fazer porque o professor detém o poder e autoridade, mas, com o tempo o estudante descobre outros meios de fugir. Ele chega atrasado ou falta, não presta atenção (retirando assim reforçadores do professor), devaneia ou fica se mexendo, esquece o que aprendeu, pode tornar-se agressivo e recusar a obedecer, pode abandonar os estudos

Relacionados