síntese sobre o livro '' a língua de Eulália
Existiram, basicamente, dois pressupostos históricos de sistematização da Geografia. Um deles ocorreu com o advento das Grandes Navegações, durante a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Para garantir a posse das novas terras, as potências coloniais necessitavam de um conhecimento mais detalhado possibilitado pelo desenvolvimento e aprimoramento de certas técnicas. Como exemplo podemos citar a cartografia, um instrumento geográfico por excelência. A representação cartográfica era uma necessidade posta pela expansão do comércio. Além disso, a exploração dos recursos naturais dos novos territórios europeus garantiria seu melhor gerenciamento. Portanto, a sistematização da Geografia nasce das necessidades decorrentes dos interesses coloniais.
Outro pressuposto está relacionado com a valorização dos "temas geográficos" pelo pensamento filosófico da época. Alguns teóricos, como Kant, enfatizaram em seus estudos a concepção de 'espaço'. Outros, como Hegel, destacaram a influência do meio sobre a evolução das sociedades, discussão que contribui para o surgimento do chamado Determinismo. Pensadores iluministas passaram por temas próprios da Geografia, como Rousseau, ao discutir as formas de poder e organização do Estado.
Vale ressaltar que a sistematização do pensamento geográfico não ocorreu de maneira homogênea em todas as partes do mundo: "O processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo manifestou-se a nível continental na Europa. Porém, não de forma homogênea. Ao contrário, obedecendo a particularidades, em cada país onde se apresentou. Existiram, assim, vias singulares de desenvolvimento do capitalismo, que engendraram manifestações ímpares. A Geografia será filha de uma dessas singularidades".
Atividade : Pg. 10’
1-O espaço geográfico é historicamente determinado pelas relações de produção da existência humana que