Síntese dos processos que ocasionam as mudanças
A mudança social é motivada por forças que se originam dentro da própria sociedade (invenções) ou por forças que são procedentes de outras sociedades (difusão cultural), sendo respectivamente chamadas de forças endógenas e forças exógenas.
Das forças endógenas: Caracterizadas pelas invenções. Invenções são aplicações de uma descoberta e, por conseqüente, descoberta é a aquisição de um novo conhecimento com possibilidade de aplicações práticas. As invenções não são originadas pela sociedade, e sim, pelos indivíduos presentes nela, a sociedade fornece as bases necessárias para que seja possível a desenvolvimento da invenção por meio do acumulo de conhecimentos culturais. Diante das necessidades da sociedade e do patrimônio cultural acumulado surgem as invenções.
São dois os tipos de inventores: os inconscientes e conscientes. Os inconscientes inventam sem perceber as necessidades da sociedade e sem sentirem o que estão fazendo, seus inventos são geralmente de pequeno alcance e que acabam por modificar a vida social em virtude do uso em conjunto. Os inventores conscientes são aqueles que inventam com o objetivo de satisfazer uma necessidade da sociedade, muitas vezes antes que estas sejam sentidas pelo meio social.
As invenções geram mudanças abrangentes na maioria dos casos, elas podem ser classificadas em: básicas e de melhoramentos. As invenções básicas podem ser caracterizadas como a aplicação de um novo princípio ou a combinação nova de descobertas, estas normalmente geram várias outras invenções, a invenção básica nunca aparece acabada nem permanece da forma como foi inventada. As invenções de melhoramentos são uma forma aprimorada de uma invenção básica que passa por modificações com o objetivo de aumentar sua eficiência. Geralmente uma invenção básica acaba gerando várias outras de melhoramentos.
Uma sociedade não se modifica apenas com