A teoria do desenvolvimento econômico de shumpeter
DOMINGUES, RONALD. Domingues Web Site (2001).
URL: http://www.domingues.f2s.com
(...) o novo é apenas o fruto de nossa imaginação. Levar a cabo um plano novo e agir de acordo com um plano habitual são coisas tão diferentes quanto fazer uma estrada e caminhar por ela. (Shumpeter)
Joseph Alois Shumpeter, em seu livro "Teoria do Desenvolvimento Econômico", defende um pensamento bem particular sobre o que ele chamou de "fenômeno fundamental" do desenvolvimento. Procurando desviar-se da simples história econômica e da parte estática da teoria, a saber o fluxo circular, Shumpeter relacionou o processo de desenvolvimento econômico a mudanças endógenas e descontínuas na produção de bens e serviços. Em sua análise, destaca-se a figura do empreendedor (ou empresário shumpeteriano) como agente fundamental do processo de desenvolvimento econômico. A seguir, uma síntese das idéias contidas em seu trabalho.
A história econômica é apenas uma parte da história mundial, dela segregada apenas para fins didáticos. O desenvolvimento econômico não é um problema da história econômica, como normalmente é tratado, e sim da teoria econômica. Surge a necessidade de, a partir da teoria econômica, criar a teoria do desenvolvimento econômico, a saber num plano distinto. A teoria econômica como conhecemos estuda o fluxo circular, ou equilíbrio geral, além das alterações contínuas ocorridas nesse fluxo, não podendo compreender mudanças descontínuas ou alterações no próprio fluxo. A teoria do fluxo circular estuda apenas a tendência do sistema para o equilíbrio e as pequenas adaptações contínuas ao próprio sistema. Essa teoria é estática e não compreende a ocorrência de revoluções produtivas e suas conseqüências. Dizemos que a teoria do desenvolvimento econômico está em um plano diferente, porque estuda as mudanças descontínuas, ou saltos do sistema econômico ao longo do tempo.
Através de mudanças contínuas há crescimento