Reciclagem e conservação de energia
Reciclagem
Quando promovemos a reciclagem estamos contribuindo para reaproveitar materiais já utilizados (papel, vidro, plástico, metais, pilhas,…), que através de diversos processos físicos, mecânicos e químicos, são transformados em novos produtos.
Reciclando estamos a economizar recursos energéticos, preservar e defender recursos naturais, diminuir a quantidade de resíduos que necessitam de ser incinerados ou levados para aterros sanitários e contribuir para a redução da crescente quantidade de lixo produzida por uma população que aumenta diariamente.
Reciclando embalagens
Embalagens plásticas rígidas: são convertidas em grânulos pela trituração, e reaproveitados na forma de placas de sinalização, tubulações de esgoto, fios de eletricidade, etc.
Embalagens de metal: podem ser facilmente recicladas, é só enviá-las aos pontos de coleta. Essas embalagens passam por uma prensagem e adquirem a forma de sucata metálica e em seguida são encaminhadas para as siderúrgicas. Ela pode ser utilizada para fabricar tarugos de aço que são empregados em construções civis.
Embalagens de vidro: precisam receber uma lavagem adequada e em seguida passar por um processo de trituração. Nas unidades recicladoras as embalagens são separadas por cor (âmbar, verde e branco) e depois são aquecidas e fundidas a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo podem ser utilizadas novamente.
Reciclagem de metais
O cobre foi o primeiro metal a ser descoberto pela nossa espécie, ainda na pré-história. A partir deste momento, ferramentas feitas por pedra e também por osso passaram a ser substituídas por aquelas produzidas a partir do metal. Hoje, ele é amplamente utilizado em nosso dia-a-dia, sendo símbolo de resistência e durabilidade.
Entretanto, a mineração e o descarte deste tipo de material provocam problemas ambientais diversos; fazendo com que a reciclagem seja uma alternativa viável para contornar esta questão.
Em geral os metais são considerados