Atmosfera
. A Crise Ambiental
. Segundo Miller (1985), podemos comparar o nosso planeta a uma astronave que se desloca pelo espaço sideral, sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem da matéria. Existem atualmente, na astronave, ar, água e comida suficientes para manter seus passageiros. Tendo em vista o aumento dos habitantes da Terra em forma exponencial, pode-se vislumbrar, a médio e longo prazos, problemas sérios na manutenção de sus habitantes.
O planeta Terra dispõe de um eficiente sistema do aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria.
O uso de energia implica, pela segunda lei da Termodinâmica, na degradação de sua qualidade.
Como conseqüência da lei da conservação da massa, os resíduos energéticos – principalmente na forma de calor –somados aos resíduos de matéria, alteram a qualidade do meio ambiente no planeta Terra, gerando um aumento de entropia – grau de desordem.
Do equilíbrio entre três elementos – população, recursos naturais e poluição – dependerá o nível de qualidade de vida no planeta.
POPULAÇÃO
RECURSOS POLUIÇÃO NATURAIS
Os organismos, os ecossistemas e a bioesfera inteira possuem a característica termodinâmica essencial: eles conseguem criar e manter um alto grau de ordem interna, ou uma condição de baixa entropia ( pequena quantidade de desordem).
1.1 – POPULAÇÃO
A população mundial cresceu de 2,5 bilhões em 1950 para 6 bilhões no ano 2000 (UN 1998).
Atualmente a taxa de crescimento está em aproximadamente 1,3% ao ano e esta população está dividida em 230 nações nos cinco continentes sendo que 20% da população total se encontra em