Atmosfera
Quanto à sua estrutura, a atmosfera terrestre é composta por várias camadas superpostas.A temperatura da atmosfera terrestre varia entre camadas em altitudes diferentes. Portanto, a relação matemática entre temperatura e altitude também varia, sendo uma das bases da classificação das diferentes camadas da atmosfera.
A atmosfera está convencionalmente estruturada em cinco camadas, três das quais são relativamente quentes, separadas por duas camadas relativamente frias. Os contatos entre essas camadas são áreas de descontinuidade, e recebem o sufixo "pausa" após o nome da camada subjacente.
TROPOSFERA
Ocorre na troposfera a totalidade dos fenômenos meteorológicos, devido a:
- alta porcentagem de vapor d’água;
- presença dos núcleos de condensação, também conhecidos como núcleos higroscópicos;
- aquecimento e resfriamento por radiação.
É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.
A tropopausa[->0] é o nome dado à camada intermediária entre a troposfera e a estratosfera, situada a uma altura média em torno de 17 km sobre a linha do Equador[->1].
Estratosfera
Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra[->2], protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol[->3]. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa[->4].As camadas