atmosfera
Não existe um limite definido entre o espaço exterior e a atmosfera, presume-se que esta tenha cerca de mil quilómetros (1000 km) de espessura, 99% da densidade está concentrada nas camadas mais inferiores, cerca 75% está numa faixa de 11 km da superfície, à medida em que se vai subindo, o ar vai se tornando cada vez mais rarefeito perdendo sua homogeneidade e composição.
As camadas atmosféricas
Com a evolução dos estudos a cerca da altitude constatamos a existência de diversas camadas sobrepostas, caracterizadas por comportamentos distintos como sua densidade, que vai diminuindo gradualmente com o aumento da altitude e, os efeitos que a pressão atmosférica exerce também diminuindo na mesma proporção.
A temperatura da atmosfera da Terra varia entre camadas em altitudes diferentes, portanto, a relação matemática entre temperatura e altitude também varia, sendo uma das bases da classificação das diferentes camadas da atmosfera.
A atmosfera está estruturada em três camadas relativamente quentes, separadas por duas camadas relativamente frias. Os contactos entre essas camadas são áreas de descontinuidade, e recebem o sufixo "pausa", após o nome da camada subjacente.
As camadas da atmosfera são: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera e a exosfera.
Troposfera
É a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre e que contêm o ar que