A importância da filosofia para a vida na sociedade.
INTRODUÇÃO:
SURGIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA E O SEU OBJETIVO
A filosofia teve seu início no século VI A.C., na Grécia Antiga. A palavra filosofia tem origem grega. O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro.
Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo. Os fragmentos que restaram de seus escritos nos mostram a tentativa dele em explicar sobre o que forma o mundo. Para ele, existe um elemento material que forma todas as coisas, a água. Podemos encontrar água em todos os locais. Ao furar o solo, se nos cortamos, dentro do tronco das árvores, nas rochas das nascentes dos rios. Se a água está em tudo, é porque ela forma tudo. Esta maneira de explicar o mundo, usando a razão, é que irá diferenciar a filosofia da mitologia.
Apesar de ser quase uma unanimidade sobre quem e quando começou o estudo da filosofia, os historiadores da filosofia dizem que ela começou antes dessa data, mas que essa filosofia não era científica. Por ser dotado de inteligência, o homem sempre desejou conhecer, aprender e entender tudo aquilo com que ele se relaciona. De onde viemos? Para onde vamos? Qual é a nossa função no mundo? Essas questões, naturalmente, obrigam-nos a refletir.
Os filósofos que mais se destacaram foram Sócrates, seu discípulo Platão e Aristóteles (discípulo de Platão).
Esses três sábios foram fundamentais para a evolução do pensamento filosófico ocidental. Para Sócrates, o objetivo principal de toda a reflexão é o conhecimento da verdade. Para Platão, o conhecimento da verdade só poderia ser adquirido pelo desenvolvimento de ideias. Finalmente, para Aristóteles, as ideias deveriam sempre obedecer a um raciocínio lógico. Esses três elementos – busca da verdade, valorização das ideias e raciocínio lógico – constituíram a base da Filosofia ocidental através dos séculos.
FILOSOFIA