Analise iminente
Simone Costa*
RESUMO:
Este trabalho traz uma visão ampla, sobre questão da institucionalidade da consciência no processo de trabalho e educação envolvendo as relações sociais. Como sou aluna do curso de pedagogia, buscarei novos conhecimentos das culturas e valores do sujeito da história. O objetivo é mostrar que a consciência é a finalidade da educação, onde o oprimido tenha condições de descobrir e conquistar o mundo como sujeito da sua própria história, criando metas, alcançando seus próprios valores e mantendo sempre sua resistência de vontade com o seu meio natural. Porém, a metodologia atribuída será a análise de algumas obras dePaulo Freire e outros autoresque é representada na práxis que o homem toma consciência. Nesse sentido percebemos a relação entre o processo de conscientização, o processo educacional e o processo de libertação do homem com o trabalho.
PALAVRAS-CHAVES: natureza, sociedade, educação.
INTRODUÇÃO
No momento em que o homem questiona algo da natureza ou da cultura, ele começa a investigar e buscar meios que intercalam novas relações, tentando desvendar o caminho que será percorrido através de novas descobertas relacionadas por meios da educação, sendoassim questionada ou não.
O aprendizado da forma ao pensamento estruturado. É por meio da aprendizagem que o homem reconstrói suas ideias ,socializa, interpreta valores e transmite seus conhecimentos de forma compreensiva.
Através do debate desta situação, em que se discute o homem como um ser de relações sociais se chega àdistinção entre os dois mundos: o da natureza e o da culturapercebe-se a posição normal do homem como um ser no mundo e com o mundo.(Freire, Paulo)
Segundo,o autor o “homem fez o poço porque teve necessidade de água através da transformação, pois trata- se da extração da natureza através do trabalho do homem”. O homem torna-se cada vez mais capacitado ao seu mundo natural, o mundo que lhe é