A importância da filosofia para a vida na sociedade.
INTRODUÇÃO:
SURGIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA E O SEU OBJETIVO
Foi na Grécia Antiga que essa ciência surgiu e tomou as primeiras proporções.
A filosofia, segundo Aristóteles, surgiu no século VI A.C. e teve como seu primeiro representante Tales de Mileto. Apesar de ser quase uma unanimidade sobre quem e quando começou o estudo da filosofia, os historiadores da filosofia dizem que ela começou antes dessa data, mas que essa filosofia não era científica. Antes do marco inicial da filosofia, alguns povos tinham diferentes maneiras de justificar alguns fenômenos naturais, assim era utilizado o pensamento mítico, no qual eles explicavam aspectos da realidade por meio de mitos, usando apelos ao sobrenatural, ao sagrado, ao mistério e a magia. A partir desses pensamentos místicos, os gregos, começaram uma fase filosófica cientifico, onde passaram a fundamentar, a questionar, a criticar e até corrigir pensamentos. O pensamento filosófico como ciência não rompeu de maneira imediata com o pensamento mítico, ele ainda influenciou muitos filósofos em outros séculos.
Por ser dotado de inteligência, o homem sempre desejou conhecer, aprender e entender tudo aquilo com que ele se relaciona. De onde viemos? Para onde vamos? Qual é a nossa função no mundo? Essas questões, naturalmente, obrigam-nos a refletir.
A reflexão é a origem da Filosofia, porque filosofar é, na verdade, refletir (pensar, raciocinar) sobre os assuntos que desejamos conhecer e entender.
Os filósofos que mais se destacaram foram Sócrates, seu discípulo Platão e Aristóteles (discípulo de Platão).
Esses três sábios foram fundamentais para a evolução do pensamento filosófico ocidental. Para Sócrates, o OBJETIVO principal de toda a reflexão é o conhecimento da verdade. Para Platão, o conhecimento da verdade só poderia ser adquirido pelo desenvolvimento de ideias. Finalmente, para Aristóteles, as ideias deveriam sempre obedecer a um