O estudo da ciência filosófica
Trabalho para análise avaliativa sob a coordenação da professora Maria Mariciane Mores Nunes, na disciplina de Filosofia Aplicada ao Serviço Social.
RELATÓRIO ACADÊMICO
Goiânia 2010
INTRODUÇÃO
O Estudo da Ciência Filosófica na atualidade tem sido motivos de tabus e piadas, a filosofia não mais é interpretada como a mãe das ciências como fora no passado e durante muitos anos filósofos e cientistas deram as mãos para concretizar idéias e histórias hoje aceitas mundialmente.
Através do texto de Cipriano Carlos Luckesi tenta-se criticar a forma como a sociedade encarar a atual filosofia, de vida que é, e sempre será essencial ao saber humano, a arte de pensar, de criticar, de questionar e de filosofar.
FILOSOFIA, EXERCICIO DO FILOSOFAR E PRÁTICA EDUCATIVA
Jaspers, em seu livro Introdução ao Pensamento Filosófico, compreende a filosofia da seguinte maneira:
"Seja a filosofia o que for, está presente em nosso mundo e a ele necessariamente se refere. Certo é que ela rompe os quadros do mundo para lançar-se no infinito. Mas retorna ao finito, para aí, encontrar o seu fundamento histórico sempre original.”
De acordo com Cipriano Carlos Luckesi, a filosofia é uma arte, e durante anos essa foi a ciência que deu origem a todas as outras, através do filosofar, do questionar o ser, o poder, o conhecer foi então possível o entender, o aprender e o saber.
Jaspers relata que a filosofia é uma forma de compreender o dia-a-dia da história, a cotidianidade do mundo, os seres humanos com suas aspirações, desejos, grandezas e misérias; essencialmente, completa dizendo que ela é a "via pela qual o homem poderá enobrecer-se em sua existência empírica".
Luckesi inicia seu argumento explicando a utilidade real da filosofia para o homem, afirmando que o estudo dela tem importância significativa para o meio social e cientifico. Porém a sociedade contemporânea adquiriu uma opinião formada a respeito dessa ciência do pensar. As