A verdade sobre a publicidade online - peblicidade e marketing

1274 palavras 6 páginas
A verdade sobre a Publicidade online
-------------------------------------------------

O título deste artigo pode parecer pretensioso demais. Como pode alguém se atrever a dizer que possui a verdade absoluta sobre qualquer coisa? Claro que a grande verdade ainda está muito longe de ser conhecida por nós, simples mortais.
O título acima é "apenas" uma forma de chamar a atenção para você se interessar em ler este artigo. Se você chegou até aqui, convido você a ler até o final. Acredito que valerá a pena. O título acima é uma forma de dizer: - Parem! Observem bem o que estão fazendo com a publicidade na Internet.
É impossível continuarmos imaginando que a Internet é uma mídia de massa. Que basta você colocar um banner ou um pop-up num site com uma audiência fantástica, que rapidamente seu site irá explodir de tantos novos clientes.
Infelizmente existe uma verdadeira febre para alguns tipos de publicidade que sinceramente não posso acreditar que empresários preocupados com o sucesso do seu negócio na Internet continuem colocando suas verbas de marketing em publicidade que dá algo em torno de 0,4% de resultado.
Em 2004 assisti uma apresentação de um case de publicidade online. Lá estava a agência criadora da campanha e, acreditem, a gerente de marketing desta grande rede com um sorriso maravilhoso e feliz da vida porque a campanha onde ela investiu alguns milhões de reais deu um resultado surpreendente.
Quer saber qual foi o resultado surpreendente? O resultado surpreendente foi 1%. E esse 1% não foi de vendas. Foi somente de conversão em cadastros no site. Vocês acreditam que alguém pode ficar feliz com este % de resultado?
Pois é. Este "case" foi apresentado num evento com dezenas de pessoas presentes para mostrar como a Internet pode trazer resultados surpreendentes para as empresas. Será que deveríamos aplaudir esta campanha? Será que devemos nos contentar com este tipo de resultado, sem questionar e sem conhecer outras possibilidades?
Agora sim,

Relacionados