biologia: virus
biologia: virus
www.energia.com.br
Material elaborado pelo professor Herbert, do Sistema de Ensino Energia.
1) Introdução
4) Formas de reprodução
5) Ação do HIV
São seres vivos microscópicos visíveis apenas ao microscópio eletrônico. São os únicos seres acelulares, portanto não apresentam membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Possuem uma cápsula protéica que protege seu material genético, o qual pode ser constituído por DNA, sendo chamado de adenovírus, ou por RNA, sendo denominado então de ribovírus. Sua cápsula apresenta ainda pequenas projeções, chamadas de espículas, pelas quais os vírus se fixam às suas células hospedeiras. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, apresentam processos metabólicos e reprodução somente no interior das células. Quando estão fora das células, não reagem a qualquer estímulo e não realizam processos metabólicos.
Os vírus apresentam uma forma de reprodução especial denominda montagem ou ciclo.
O vírus HIV infecta células de defesa chamadas linfócitos T4, que são responsáveis pela sinalização, para o sistema imunológico, de que é necessário acionar as barreiras de defesa do organismo contra agentes estranhos, como bactérias, vírus e outros agentes infecciosos. Uma vez infectado, o linfócito deixa de executar sua tarefa no sistema imunológico, pois passa a produzir novos vírus. Dessa forma, as pessoas ficam sujeitas à ação de agentes infecciosos.
Ciclo lítico
É o ciclo reprodutivo de um bacteriófago (vírus que atinge bactérias), o qual ocorre da seguinte forma.
1) Contato e fixação na membrana da célula bacteriana;
2) Penetração do material genético viral no citoplasma da célula;
O HIV é transmitido de indivíduo para indivíduo, em geral, através do sêmen ou fluido vaginal de uma pessoa infectada quando em contato com mucosas dos órgãos sexuais de outrem ou através do sangue infectado, seja pelo uso de seringas ou elementos cortantes não-esterilizados ou