resenha crítica - educação e ética
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
ILHÉUS – BA
DOCENTE: Givanildo
DISCENTE: Kleber Sotero Barbosa
RESENHA CRÍTICA
LIVRO: EDUCAÇÃO E ÉTICA – EM BUSCA DE UMA APROXIMAÇÃO –
DE JORGE RENATO JOHANN
Que relação podemos estabelecer na sociedade atual entre o pensamento ético e o pensamento educacional? Numa sociedade que valoriza o primado a técnica em detrimento à ética, certamente o magnífico texto do Professor Renato Johann merece pertinência. Sua análise, que trata da busca de uma aproximação entre educação e ética, constitui-se no trabalho de conclusão do curso de doutorado em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Assim, é comum que essas pesquisas, dado ao nível de sua exigência com vistas ao fim a que se destinam, se transformem em obras acadêmicas densas e, muitas vezes, inacessíveis ao grande público. A obra que aqui se apresenta, desafiando o academicismo, reflete a temática de forma simples, compreensível e de fácil leitura, sem perda do aprofundamento que as questões éticas exigem.
Entre os principais postulados da obra é a reflexão sobre educação e ética, contribuindo para que, cada vez mais, suscitem-se amplos debates e que redundem em um compromisso ético cada vez maior por parte dos profissionais da educação. Logo, a razão deste esforço se insere no contexto da realidade atual, mergulhada em conflitos de toda ordem e sem pontos de referência que a orientem no caminho de uma melhor condição de existência para os seres humanos. Emerge uma humanidade que navega à deriva de um mundo marcado por profundos paradoxos: de um lado se apresentam aspectos que apontam para um desenvolvimento exuberante e de outro se convive com uma barbárie primitiva.
Assim, nos questionamos para o papel da escola neste debate. Para o autor, a escola deve se constituir num espaço de reflexão da sociedade em que ela está inserida. Será, portanto, através da educação que se poderão gestar caminhos de construção