Biologia virus
Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
O que os diferenciam?
Os vírus se diferenciam de todos os outros seres vivos porque são acelulares, ou seja, não possuem estrutura celular. Assim, não tem a complexa maquinaria bioquímica necessária para fazer funcionar seu programa genético e precisam de células que os hospedem. Todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
Qual a estrutura de um vírus?
Capsídio: o envoltório do vírus, formado por proteínas. Além de proteger o ácido nucléico viral, o capsídio tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície das células, o que permite ao vírus reconhecer e atacar o tipo de célula adequado a hospedá-lo. Alguns vírus podem, ainda, representar um envoltório lipídio, proveniente da membrana celular onde se originaram.
Material Genético: o material genético dos vírus pode ser DNA ou RNA, onde estão inscritas as informações para a produção de novos vírus.
Quais os tipos de vírus?
É possível dividir a classificação dos vírus em três grupos: adenovírus, retrovírus e arbovírus.
– Adenovírus: São vírus do tipo DNA, a transmissão ocorre por contato direto (transmissão fecal-oral), sendo que o mesmo ainda pode ser transmitido através da água, porém neste último caso com menos frequência.
– Retrovírus: São vírus do tipo RNA, o vírus HIV da AIDS é um vírus do tipo retrovírus, cuja transmissão pode acontecer através do contato sexual (doença sexualmente transmissível), pelo sangue (transfusões ou utilização de seringas contaminadas por exemplo).
– Arbovírus: São vírus que tem como agente transmissor artrópodes, como por exemplo o mosquito do gênero Aedes que transmite o vírus da dengue e da febre amarela, ainda podemos citar como exemplo a Meningite, que também é uma doença causada por arbovírus.