Exercicios Impairment revisado
a) A loja X pertence a uma cadeia de lojas de departamento denominada M. X realiza todas as suas compras por meio da central de compras M. O estabelecimento de preços, políticas de propaganda e gestão de pessoas (exceto para contratação de caixas e staff de vendas) são decididas por M. M também possui cinco outras lojas na mesma cidade de X (em bairros diferenciados) e 20 lojas em outras cidades. Todas as lojas são gerenciadas da mesma forma que X. X e outras quatro lojas foram compradas cinco anos atrás.
Qual deverá ser a UGC? Todas as lojas da cadeia M? Ou X, individualmente?
Resposta – X pode ser uma unidade geradora de caixa porque vende para o mercado, já M só e geradora de caixa com todas as lojas da cadeia
CPC
Unidade geradora de caixa é o menor grupo identificável de ativos que gera entradas de caixa, entradas essas que são em grande parte independentes das entradas de caixa de outros ativos ou outros grupos de ativos.
69. As entradas de caixa são entradas de caixa e equivalentes de caixa recebidos de terceiros independentes da entidade. Ao identificar se as entradas de caixa provenientes de um ativo (ou grupo de ativos) são, em grande parte, independentes das entradas de caixa provenientes de outros ativos (ou grupos de ativos), a entidade deve considerar vários fatores, incluindo a maneira como a administração monitora as operações da entidade (tais como: por linhas de produto, linhas de negócios, localidades individuais, áreas distritais ou regionais) ou a maneira como a administração toma cisões sobre a continuidade ou a baixa dos ativos e operações da entidade.
b) Uma matéria-prima relevante para a fábrica Y é um produto intermediário comprado da fábrica X (a mesma entidade possui Y e X). Os produtos de X são vendidos a Y por um preço de transferência. 80% da produção final de Y é vendida para clientes de “fora” da entidade. 60% da produção