TRABALHO DE HITORA
No inicio da Época Moderna, as sociedades africanas apresentavam uma rica dinâmica interna.
O deserto do Saara era cortado por rotas de caravanas que realizavam intensos comercio, ligando o norte do continente as regiões de savanas ao sul do deserto e também a alguns pontos da costa atlântica. No litoral indico, floresciam importantes cidades comerciais de forte influencia muçulmano, ao tempo que reinos e impérios se sucediam nas mais diversas regiões do continente.
Foi nesse contexto que os europeus iniciaram a ocupação do litoral africano, trazendo consigo novos valores e novas mercadorias. A chegada dos europeus representa o inicio do processo de exploração indiscriminada dos recursos humanos e naturais desse continente.
Neste trabalho iremos conhecer aspectos políticos, econômicos e culturais de algumas sociedades africanas a época da chegada dos europeus e também o inicio do processo da ocupação europeia na África.
A CHEGADA DOS EUROPEUS A ÁFRICA
OS europeus chegaram à África aos pouquinhos. Não foi uma invasão única, como muitos pensam. Os europeus já tinham relações com a África desde muitos séculos antes da invasão europeia. Essas relações eram estritamente comerciais, em contatos de compra e venda comum, como existem até hoje entre os países. Os europeus ofereciam o que tinham em troca dos artigos africanos, que iam desde o marfim e minérios até artefatos em geral. Entretanto, já no século XV, os europeus passaram a desejar a conquista das áreas litorâneas do continente, em seu primeiro processo de expansão, em busca das riquezas que já sabiam que existiam e da mão-de-obra africana. Comércio na África: No século XVIII ainda ocorria em África a primeira expansão europeia, que se encerrou com a tomada da Colônia do Cabo, holandesa, pelos ingleses, durante a Revolução Francesa (1789). A partir daí os europeus começaram a adentrar o continente africano, através de expedições científicas e pela evangelização