Fluidos
DEPARTAMENTO DE EXATAS
FÍSICA-LICENCIATURA
O EMPUXO, COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL
Itajubá – MG
24/06/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
DEPARTAMENTO DE EXATAS
FÍSICA-LICENCIATURA
O EMPUXO, COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL
Itajubá – MG
24/06/2014
1. OBJETIVOS
1.1. Objetivo Geral
Este experimento tem como principal objetivo determinar o empuxo exercido pela água sobre diferentes corpos de forma cilíndrica.
1.2. Objetivos Específicos
Verificar a presença do empuxo em função da aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido;
Verificar, experimentalmente, a dependência do empuxo em função do volume do líquido deslocado.
2. INTRODUÇÃO
Ao mergulhar um corpo em um fluido, podemos perceber que este exerce sobre o corpo uma força dirigida para cima, impedindo que o corpo afunde. A existência desta força também faz com que uma pessoa pareça mais leve quando imersa em uma piscina, ou quando tentamos mergulhar um pedaço de madeira na água e não conseguimos. Essa força é conhecida como Empuxo e é a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo.
O empuxo primeiramente foi estudado por Arquimedes que descobriu que todo corpo imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido ascendente, aplicada pelo fluido; esta força possui intensidade igual à do peso do fluido deslocado pelo corpo.
Pelo princípio de Arquimedes é possível estabelecer o conceito de peso aparente, onde este é responsável, por exemplo, por nos sentirmos mais leves dentro da água. Peso aparente é aquele que realmente sentimos ou peso efetivo.
3. MATERIAL UTILIZADO
Um painel vertical móvel com manípulo de fixação, haste principal e tripé apoiado sobre sapatas niveladoras e amortecedoras;
Um dinamômetro tubular de 2N
Becker com