Discurso aos estudantes de filosofia
Discurso aos estudantes sobre a pesquisa em Filosofia (Oswaldo Porchat Pereira)
Discente: Valdir Ap. de Oliveira Junior
Se tratando em discutir pesquisa em filosofia, a pergunta apresentada no artigo é: pesquisa em Filosofia ou pesquisa em história da filosofia? A pesquisa em história da Filosofia tem gerado bons resultados e historiadores da filosofia.
Todos sabem que fomos formados na sólida tradição historiográfica francesa e seu metodo estruturalista de leitura e estudo das obras filosóficas, seus professores mostraram como tentar reconstruir uma doutrina ad mentem auctoris.
Para os estudantes dispostos a dedicar-se a Filosofia, o esse método estruturalista é o mais adeqquado para prepará-los. Mas é dada a hora de nos preocuparmos em responder:vprepara-se alguém para a prática da Filosofia do mesmo modo como se prepara alguém para a prática da História da Filosofia? Métodos rigorosos de pesquisa historiográfica, como o estruturalista, é o melhor para as potencialidades filosóficas do estudante que vai até o curso sedento por Filosofia?
Certamente não devemos menosprezar a importância da história da filosofia, porém é necessário dar maior atenção aos exercícios do pensar/filosofar, acerca também dos problemas da nossa realidade e comtemporâneidade. Devemos dar mais importância às problemáticas atuais, que afetam em nosso cotidiano e principlamente no cotidiano dos próprios estudantes.
Ao invés de estudar a doutrina de algum determinado autor, deveria-se analisar filosoficamente e de forma crítica suas obras filosóficas, incentivá-los a refletir sobre suas ideías e sua lógica, a formulação de problemas e suas polêmicas, e relacioná-los a temas e problemáticas contemporâneas. É necessário também dar grande atenção aos problemas que são mais relacionados ao estudante, ao invés de fazer do professor o “personagem principal” da aula, transformando essa numa demonstração de suas habilidades retóricas e do quanto ele domina e entende do assunto a ser