Fluidos
A aplicação de fluidos na transferência de calor integra todos os elementos necessários que tornam a possibilidade de transferir o calor de um ambiente para outro interagindo proporcionalmente entre os ambientes internos e das condições climáticas externas para o aproveitamento de energia.
O objetivo deste texto pretende descrever os mecanismos de transferência de calor através do fluido refrigerante. Estes mecanismos definem o desempenho do conforto térmico do ambiente e suas repercussões no consumo energético.
O conhecimento dos processos físicos que participam na envolvente permite avaliar a resposta da edificação frente às necessidades de demanda calorífica na etapa de projeto e escolher as alternativas e soluções técnicas que garantam um desempenho térmico adequado à localidade em que o edifício será construído. O estudo da transferência de calor na envolvente também representa uma ferramenta importante para diagnosticar o desempenho de uma edificação existente.
O texto contempla um primeiro capitulo introdutório que inclui uma breve descrição da termodinâmica e transferência de calor, os principais conceitos físicos, uma breve explicação dos três mecanismos de transferências de calor (Condução, convecção e radiação). O capítulo seguinte abrange o mecanismo de convecção, que é a base do nosso trabalho e detalhes do processo de um eficiente equipamento de transferência de calor chamado “Chiller”.
2 TERMODINÂMICA & TRANSMISSÃO DE CALOR
Estudo da Termodinâmica;
Transferência de energia nas interações (calor e trabalho) do sistema com o meio.
Trata somente dos estados finais (equilíbrio) dos processos. Não informa sobre a natureza das interações ou a taxa na qual elas ocorrem
Estudo da Transmissão de calor;
Estuda os mecanismos de transferência de calor e calcula o tempo para que a transferência ocorra.
Seu estudo se centra nas situações de desequilíbrio, onde há diferença de temperatura.
O que é a Transmissão de