Síntese do óxido de ferro III
O ferro metálico é utilizado na produção do aço (uma liga de ferro-carbono), um dos principais produtos de exportação no Brasil e é empregado na produção dos mais variados produtos: facas, automóveis, navios, etc. o ferro metálico, por sua vez, é obtido a partir do minério de ferro. A conhecida “ferrugem”, tão comum nos pregos, portões de ferro, etc, por sua vez, é conhecida por óxido de ferro, pelo oxigênio presente no ar.
Óxido de ferro (III) ou óxido férrico, também conhecido como hematita, óxido de ferro vermelho, ou simplesmente ferrugem, é o composto químico de fórmula Fe2O3. Possui propriedades paramagnéticas. O óxido férrico pode também ser obtido pela reação de óxido-redução: 4Fe + 3O2 = 2Fe2O3.
Neste relatório iremos falar sobre a síntese do óxido de ferro III, em que mostraremos todos os cálculos necessários para conseguirmos realizar o experimento. Podemos também observar que o cloreto férrico se transformou em hidróxido de ferro e depois de calcinar à 600ºC ele se transformou em óxido de ferro III.
Neste relatório, contam ainda termos apresentados nas questões pós-laboratoriais, suas devidas respostas, embasadas por cálculos, reações químicas e justificativas e explicações comprovadas por pesquisas bibliográficas.
OBJETIVOS GERAIS
Reconhecer como ocorre a síntese do óxido de ferro;
OBEJETIVOS ESPECÍFICOS
Aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula no LAB; Utilizar o laboratório, para melhor entendimento do assunto; Calcular corretamente os cálculos pedidos durante o experimento; Utilizar todos os EPI’s necessários para a maior segurança; Reconhecer que o cloreto férrico se transformou em hidróxido de ferro e depois em óxido de ferro III;
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Existem dezesseis óxidos e oxihidróxidos de ferro que são conhecidos. Os óxidos de ferro são compostos químicos, que são compostos por ferro e oxigênio.
Os óxidos de ferro e óxido-hidróxidos são amplamente distribuídos na natureza,