Dióxido de carbono
O dióxido de carbono torna-se prejudicial quando é liberado pela queima de combustíveis fósseis (desmatamentos e queimadas, principalmente) impostas pelo homem e que constituem importantes alterações nos estoques naturais de carbono, pois alteram o clima do planeta. Essas modificações acarretam em aquecimento global e conseqüentemente leva ao efeito estufa.
O excesso de dióxido de carbono, que atualmente é lançado para a atmosfera, é feito principalmente pelo setor industrial e de transporte.
Os óxidos de ferro são compostos químicos compostos por ferro e oxigênio. Ao todo, são dezesseis óxidos e oxihidróxidos de ferro conhecidos.
Os óxidos de ferro e óxido-hidróxidos são amplamente distribuídos na natureza, desempenham um papel importante em muitos processos geológicos e biológicos, e são amplamente utilizados por seres humanos, por exemplo, como minérios de ferro, pigmentos, catalisadores, em pirotecnia.
Óxido de Ferro (II)
O óxido de ferro (II), também conhecido como óxido de ferro, é um dos óxidos do ferro. É um pó de cor preta com a fórmula química FeO. Trata-se do elemento químico ferro no estado de oxidação de 2 ligado ao oxigênio. Sua forma mineral é conhecida como wustite. O óxido de ferro (II) não deve ser confundido0 com a ferrugem, que normalmente consiste de hidratação do óxido de ferro (III) (óxido férrico). O termo pode ser usado mais vagamente para um composto não estequiométrico como a relação entre os elementos ferro e oxigênio podem variar, as amostras são geralmente deficientes de ferro com composições que vão desde a Fe0.84O Fe0.95O.
Preparação
FeO pode ser preparado por aquecimento de oxalato de ferro (II) no vácuo:
FeC2O4 → FeO + CO + CO2
O FeO Estequiométrico pode ser preparado por aquecimento do