Compostos de nitrogênio
O óxido de ferro (III), ou óxido férrico é um composto químico de fórmula Fe2O3, com coloração vermelho-castanho. Tem massa atômica 159,69 g/mol e de densidade 5,242 g/cm³. É um composto sólido, e sua temperatura de fusão é de 1566 °C, (1838 K), insolúvel em água.
O óxido férrico é utilizado em diferentes pontos da indústria. Na indústria de ferro é usada como componente em ligas, aço e na produção de ferro. É também utilizado para dar polimento em jóias metálicas e lentes, além de ser usado como pigmento.
Na natureza o óxido de ferro (III), é comumente encontrado, chamado de hematita, que é o principal minério de ferro, que teoricamente possui 70% de massa de Fe. De qualquer forma, ainda pode-se produzir o Fe2O3, em laboratório a partir do hidróxido de ferro (III) (Fe2(OH)3 , que por sua vez, pode ser obtido através do cloreto férrico (FeCl3).
Buscamos neste relatório, com o auxílio da professora Taína Correa, colocar teoricamente os fatos decorrentes de duas aulas práticas sobre a síntese do óxido de ferro.
2 5conclusão
A princípio dissolveu-se o cloreto férrico penta-hidratado (FeCl3.6H2O) em 50mL de água, e logo em seguida adicionou-se o NaOH, que precipitou a solução, isso ocorre porque como a ligação do cloreto de ferro com a água é neutra, é fácil quebrar a ligação e trocá-la por OH- , assim, temos a reação balanceada da formação do hidróxido de ferro (III):
2FeCl3.6H2O + 3NaOH ↔ Fe2(OH)3 + 6NaCl + 15H2O
Depois de formado o hidróxido, e consequentemente o cloreto de sódio (que ficou no papel filtro depois da filtração), levou-se o papel filtro até a mufla a 600 ºC, o que com a absorção do calor resultou na equação:
2Fe2(OH)3 ↔ Fe2O3 + 3H2O
Desta forma, obtivemos o óxido de ferro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hematita http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_ferro_(III) https://www.oswaldocruz.br/download/fichas/%C3%93xido%20de%20ferroIII2003.pdf
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA10EAJ/sintese-oxido-ferro