Síntese do òxido de ferro
Centro Acadêmico Do Agreste- CAA
Núcleo De Formação Docente – NFD
Aluna: Mayara Letícia de Souza
Relatório de aula prática 3: Síntese do Óxido de Ferro
Relatório referente à terceira prática, realizada no dia 29/04/2015, abordando a síntese do óxido de ferro, sob orientação da Professora Ana Paula Souza de Freitas.
Caruaru, 2015.
RESUMO
O ferro é o metal mais utilizado dentre todos os metais, e a fabricação do aço é de extrema importância em todo o mundo. A partir do ferro, podemos obter principalmente dois óxidos, o óxido de ferro II e o óxido de ferro III, conhecido também como hematita, está muito presente no nosso dia a dia, é formado a partir de uma reação de oxirredução e seu produto é popularmente chamado de ferrugem. No experimento, houve a síntese do óxido de ferro III a partir do cloreto de ferro, na presença de água e hidróxido de sódio, e por fim passando por um processo de calcinação. Ao final foram, a produção do óxido de ferro teve por rendimento percentual incerto, devido a presença de papel filtro após a calcinação, de 44,9 %. A síntese do óxido de ferro III é uma reação de oxirredução muito presente em nosso meio, e o óxido de ferro está atrelado ao ferrugem. No experimento não foi possível certificar a quantidade exata de óxido de ferro produzidos a partir de 0,5 g de FeCl3 pois a decomposição térmica não foi suficiente para queimar todo o papel filtro.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. METODOLOGIA 5
2.1 Materiais 5
2.2 Procedimento Experimental 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
4. CONCLUSÃO 8
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
6. APÊNDICE 10
INTRODUÇÃO
O ferro é o metal mais utilizado dentre todos os metais, e a fabricação do aço é de extrema importância em todo o mundo. Para as plantas e os animais, o ferro é o elemento mais importante dentre os metais de transição. Sua importância biológica reside nas variedades de funções que seus compostos desempenham, por