Síntese do filme A onda
Aluna: Eliare dos Santos
Sociologia da Educação
Prof a Débora Melo
Redação sobre o filme ‘’A Onda’’
O filme fala sobre o fenômeno da “psicologia das massas”, e mostra como as pessoas, para poderem se sentir pertencentes a um grupo, tornam-se facilmente influenciadas, chegando a perder a capacidade de pensar por si próprias.
Trata-se de um acontecimento na Escola Secundária Cubberley, de Palo Alto, Califórnia, no ano de 1967, ocasionado pelo professor Ron Jones, um professor com formação em ciências políticas educação física, que treina um time de pólo da escola. O professor foi indicado para dar em uma semana, aula sobre autocracia e ele se surpreendeu com a quantidade de alunos presentes em nesta aula, o professor acabou descobrindo que os alunos estavam evitando a aula sobre anarquia por causa de um professor que não gostavam. Com isso, vendo a insatisfação dos alunos sobre o assunto que iriam estudar ao longo de uma semana, Jones decidiu realizar um experimento sociológico. Na semana, ele transformou sua classe de 30 alunos em um verdadeiro movimento fascista, com direito a uniforme, saudação e se referindo ao professor como ‘’Sr. Wegner. Começou-se a aula com simples exercícios de como sentar-se apropriadamente nas carteiras. Jones passou a impor-se como uma figura autoritária em sala de aula, tendo como principais objetivos de sua aula, a comunidade, força, união, e principalmente, disciplina.
De início, o professor tem dificuldade com três alunos e logo os repreende e expulsa da sala de aula. Dois dos três alunos repensam e decidem voltar para a aula, enquanto o outro sai de carro.
No segundo dia, os alunos recebem o professor com certa ação de sarcasmo e então o professor propõe que eles comecem a marchar na sala de aula, o propósito seria de fazê-los entender que juntos, são mais fortes. Cada vez mais o professor pede para seus alunos marcharam com mais força, tendo como