O que é ciencia afinal
O filme a onda passa na Alemanha, onde um professor é o centro das atenções. Rainer é anarquista, ele tinha vários atritos com os outros professores dos colégios onde trabalha, sendo justamente um desses atritos internos que faz com que Rainer assuma uma classe de ensino médio aplicando uma matéria ironicamente avessa a seu comportamento, tentando explicar a um desinteressadíssimo grupo o que seria uma autocracia.
Ao se frustrar em sua primeira tentativa, o professor resolve então aplicar aos alunos uma espécie de experiência pedagógica, na qual seriam reproduzidas na sala várias estratégias de liderança nazistas. Os alunos representariam o povo, enquanto o professor, o ditador. Foi então instituído para a sala um slogan, um símbolo gráfico representando o grupo, e, dentre outras coisas, o nome “A Onda”. Onde os alunos intitularam um gesto de comprimento e os uniformes com as roupas brancas.
A Onda deu aos alunos o que lhes faltava, o sentido de uma comunhão coletiva, mas com a condição de eles darem tudo ao grupo? Através da hierarquia instaurada..
Porém, tal prazer começa a ser levado a sério por um grande número de alunos da sala, que, ultrapassando o nível de interpretação, começam a desenvolver manifestações de vandalismo, bem como agressões e opressões. Tudo acontece em uma semana de aula. Isso leva o professor a total realidade dos acontecimentos onde ele via um de seus melhores trabalhos com os alunos sendo destruído e tomando outro rumo que fugia do que ele havia proposto.
Então nasce outro grupo que contrapõe as ideias da onda, da sua autocracia. Pois o grupo já estava cansado dos acontecimentos ocorridos pelo grupo.
Então o professor tenta controlar essa massa, causada por conta de suas ideias, mas isso leva a uma catástrofe maior pois um aluno ao ver que a onda estava preste a acabar e sua vida ser voltada ao zero por conta desta. Acontece então o momento mais trágico do filme a morte de um aluno e o suicídio do