O que é adolescência
Conforme um grupo de psicólogos e pesquisadores da Universidade de Roma que realizaram um estudo com jovens italianos, originando assim um livro, “A condição juvenil: crítica à psicologia do adolescente e do jovem”, publicado em 1980, as palavras adolescência e juventude não possuem uma definição precisa.
Vários estudiosos dizem que a adolescência é a fase que vem depois da infância e antes da juventude, chegando a afirmar que a adolescência começa por volta dos 12 anos e termina por volta dos 18.
No senso comum o termo adolescência e juventude ou adolescente e jovem são utilizados indiscriminadamente para designar tanto menino quanto a menina após a puberdade quanto o jovem adulto.
O fato é que não há um critério para definir a fase que vai da puberdade até a idade adulta, sendo que tal confusão acontece porque a adolescência não é uma fase natural do desenvolvimento humano, e sim um derivado da estrutura socioeconômica e cultural. Em outras palavras nós não temos adolescentes, e sim adolescentes.
A cultura constrói os critérios que definem e identificam essa etapa de nossas vidas. Ou seja, quando determinada sociedade, como a nossa, exige que de seus membros uma longa preparação para entrar no mundo adulto teremos o adolescente e suas características psicológicas que definem tal fase.
Acompanhando os pesquisadores da Universidade de Roma, podemos dizer que a evolução do indivíduo em nossa sociedade e cultura ocorre por meio de uma série de fases, de a pré natal, o neonato, a infância, a pré-adolescência, a adolescência, a adulta e por fim a velhice.
Então nos perguntamos, seria possível atribuir tais fases a outras civilizações?
Um estudo realizado pelo etnólogo Bronislaw Malinowki acerca da cultura dos nativos trobriandeses nos mostra que a puberdade, para eles, começa antes do que em nossa sociedade, e nessa fase meninos e meninas trobriandeses já iniciaram sua atividade sexual.
Diferentemente de outras culturas primitivas não