Nanoestruturas de Óxido de Ferro
3.1. Preparo do Substrato Antes de serem utilizados na síntese, os substratos de vidro transparente com camada condutora de óxido de estanho dopado flúor – FTO (SnO2:F) – foram lavados com detergente neutro e água destilada a uma temperatura de aproximadamente 60° C, depois tratados em um forno convencional com intuito de melhorar a aderência do filme no substrato. A temperatura do forno variou entre a temperatura ambiente e a máxima de 500° C, na taxa de 1° C/min. O substrato foi deixado por 1 hora à temperatura máxima e, posteriormente, foi resfriado a uma taxa de 1° C/min. Após o tratamento térmico, o substrato era submetido a uma lavagem adicional com extran, água deionizada e acetona, seguindo para Hidrofilização e a síntese. 3.2. Síntese de Filmes de Óxido de Ferro A síntese dos filmes de óxido de ferro foi realizada com base na metodologia originalmente proposta e conhecida como Purpose Built Material [1]. A partir dessa metodologia, recentemente em nosso grupo foram propostas algumas modificações [2-4]. Neste trabalho foram preparadas soluções precursoras de ferro, de acordo com Carvalho e colaboradores [4 - 5]. A primeira etapa após preparadas as soluções foi mergulhar os substratos de FTO em um frasco autoclavavelautolavável e submete-los a condições de temperatura e pressão controladas por micro-ondas (ver esquema da figura 1). Welhyn inserir a figura no texto: entrar no word ir no inserir – imagens e então calocar o arquivopara ele não ficar dançando no meio do texto.
Figura 1. Esquema ilustrativo dos procedimentos tomados utilizados para a síntese dos filmes de óxido de ferro sobre substratos de FTO, utilizando o microondas (300 MonowaveTM, ANTON PAAR).
O esquema da figura 1 mostra alguns detalhes do processo de síntese dos filmes de óxido de ferro. As variações de tempo e rampa de síntese, representam condições para se controlar a pressão e potência do micro-ondas, onde foram propostas processos de