Nanotecnologia
Grande parte dos produtos produzidos hoje em dia são feitos de metais ou possuem metais em sua estrutura, metais que tendem a se oxidar, pela ação atmosférica simplesmente ou por outros agentes oxidantes que vão danificar o metal e consequentemente o produto em questão, e por esse motivo ao longo dos anos foram desenvolvidos diversos métodos de tratamento de superfícies metálicas, e um dos mais tradicionais é a pintura, mas para uma boa aderência da tinta no metal é necessário que o mesmo esteja limpo de sujidades, e mesmo assim caso haja uma falha na tinta, uma batida ou um risco e o metal ficar exposto a proteção será comprometida, por esse motivo foram criados processos de pré-tratamento no metal, para melhorar essa interação tinta/metal, como é o fato do fosfato que tem a aderência fosfato/metal e fosfato/tinta muito maior que metal/tinta.
Os processos de pinturas atuais são muito eficientes, porém o ramo de pinturas industrias é mais um que está se moldando a “nova” cultura mundial, que tem como objetivo gerar a menor quantidade de resíduos possível, diminuindo os impactos ambientais causados pelas empresas de diversos segmentos por muitos anos. Essas mudanças ambientais e exigências que aumentam a cada ano, vem forçando as empresas a desenvolverem novos produtos e abandonar produtos antigos de alta geração de resíduos, impactos ambientais ou por sua periculosidade excessiva. Por exemplo os produtos que utilizam cromo hexavalente em sua formulação já não podem ser utilizados. Por esse motivo muitos produtos que anteriormente eram bons hoje já não são mais utilizados e os atuais também podem ser proibidos futuramente.
Olhando para o futuro as empresas tem buscado novas tecnologias focando em gerar menos resíduos, diminuir os custos de produção, não utilizar produtos nocivos a saúde, não utilizar produtos de alta periculosidade (assim como solventes explosivos), diminuir consumo de energia e aumentar a qualidade do produto, ou manter a qualidade