Sintese aditiva e subtrativa
Como se formam as cores, segundo a luz.
Sínteses aditiva e subtrativa Já vimos que a parte visível do espectro eletromagnético contém todas as cores, desde o vermelho até o violeta, e que o olho humano está adaptado para captar os diferentes comprimentos de onda e interpretálos de maneira tal que possamos distinguir cores e tons.
Fig. 1: Espectro eletromagnético - Luz
Podemos formar qualquer cor, inclusive o branco, partindo de três cores fundamentais: o VERMELHO, o VERDE e o AZUL. (Red, Green, Blue, o famoso RGB) Essas cores, misturadas entre si ou duas a duas, em proporções diferentes ou iguais vão resultar em todas as cores possíveis. Observe, todavia, que estamos falando de LUZ, isto é, comprimentos de onda. As tintas não se comportam dessa maneira, porque os pigmentos que as formam não são perfeitos. Assim: COR BÁSICA Vermelho + Verde = Vermelho + Azul = Azul + Verde = COR COMPLEMENTAR AMARELO MAGENTA CIANO
Fig. 2: Síntese Aditiva, o Vermelho, Verde e Azul formam o Ciano, magenta e amarelo, e ao centro o Branco
Azul + Verde + Vermelho = BRANCO
Esta é a SINTESE ADITIVA, assim chamada porque formamos as cores e o branco pela adição das cores básicas, também chamadas primárias ou fundamentais, ou seja, o vermelho, verde e azul. As cores formadas pela combinação das básicas chamam-se complementares ou secundárias, que, como vimos no caso da síntese aditiva, são o amarelo, o magenta (lilás) e o cian (azul-verde). Uma cor é complementar (ou oposta) à outra quando se anulam reciprocamente, ou seja, quando as juntamos, se neutralizam. Para exemplificar, tomemos uma cor qualquer, o vermelho. Basta que juntemos as outras duas cores fundamentais da síntese aditiva, ou seja, o azul e o verde, para obtermos a cor complementar do vermelho, que é o cian. Um filtro cian não deixará passar nenhum comprimento de onda vermelho, deixando-o preto, e vice-versa.
Apostila de Cinematografia – Prof. Filipe