Síntese aditiva e subtrativa
- Pode-se formar qualquer cor, inclusive o branco, partindo de três cores fundamentais: o VERMELHO, o VERDE e o AZUL. (Red, Green, Blue, o famoso RGB)
Estas cores, misturadas entre si ou duas a duas, em proporções diferentes ou iguais vão resultar em todas as cores possíveis. Todavia, isto aplica-se à LUZ, isto é, comprimentos de onda. Pois as tintas não se comportam dessa maneira, porque os pigmentos que as formam não são perfeitos.
Assim:
Esta é a SINTESE ADITIVA, assim chamada porque formamos as cores e o branco pela adição das cores básicas, também chamadas primárias ou fundamentais, ou seja, o vermelho, verde e azul. As cores formadas pela combinação das básicas chamam-se complementares ou secundárias, que, como vemos no caso da síntese subtrativa, são o amarelo, o magenta (lilás) e o cian (azul-verde).
Uma cor é complementar (ou oposta) à outra quando se anulam reciprocamente, ou seja, quando as juntamos, neutralizam-se. Para exemplificar, escolhemos por exemplo uma cor qualquer, o vermelho.
Basta que juntemos as outras duas cores fundamentais da síntese aditiva, ou seja, o azul e o verde, para obtermos a cor complementar do vermelho, que é o cian. Um filtro cian não deixará passar nenhum comprimento de onda vermelho, deixando-o preto, e vice-versa.
A Síntese Aditiva ou RGB, é o conjunto de cores utilizada em vídeo.
Fig.: Síntese Aditiva, o Vermelho, Verde e Azul formam o Ciano, magenta e amarelo, e ao centro o Branco.
Síntese Subrativa
Na SÍNTESE SUBTRATIVA, as cores básicas são exatamente o amarelo, magenta e cian (ou ciano), sendo as suas complementares, respectivamente, o azul, verde e vermelho. Como na síntese aditiva, as cores básicas podem ser combinadas duas a duas ou todas entre si, em proporções iguais ou diferentes, para se formar todas as cores possíveis.
A Síntese Subtrativa, é o conjunto de cores que é utilizada na pintura.
Fig.: – Síntese