Costumes do Mexico
A crença no México é que os mortos tem permissão divina pra visitar parentes e amigos uma vez por ano. E o culto mexicano à este dia não é de tristeza ou pesar, ao contrário, é festejado até com humor por artistas populares que confeccionam caveiras brincalhonas até mesmo de açúcar que são comidas nos festejos.
Todo ano, por exemplo, muitas pessoas no México vão a cemitérios no dia 2 de novembro para comemorar o Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos. Às vezes, flores, comida e bebidas alcoólicas são deixadas para parentes ou amigos achegados que morreram, e alguns até contratam grupos musicais para tocar as músicas prediletas de seus entes queridos falecidos. Muitos católicos também fazem um altar em casa e talvez coloquem ali uma foto da pessoa que morreu.
A Enciclopedia de México explica que certas práticas relacionadas com o Dia dos Mortos parecem “preservar aspectos das cerimônias indígenas dos meses de ochpaniztli e teotleco, quando flores cempasúchil e tamales de milho eram oferecidos aos manes [almas dos mortos] num período do ano em que a colheita tinha acabado de ser feita — no fim de outubro e no começo de novembro”. Conforme comentado pela enciclopédia, alguns costumes lembram festividades similares comemoradas em épocas pré-colombianas, que tinham um certo clima de carnaval.
'No México existe a crença de que cada pessoa morre três vezes... A primeira é no momento que suas funções vitais cessam. A segunda é quando o seu corpo é colocado na tumba. A terceira acontece em algum momento no futuro, no qual o nome do falecido é pronunciado pela última vez. Aí então a pessoa realmente morre'.
O cumprimento é normal sempre que se entra ou se sai de uma loja, café ou restaurante. Mesmo sendo completamente desconhecido, o mexicano sempre cumprimenta o cliente.
O dia 12 de dezembro é um feriado para os católicos mexicanos. Nessa data, milhares de peregrinos de vários Estados do México reúnem-se na Basílica de