Como lidar com o estresse
00:0010:18
“Eu me sentia como se estivesse correndo sem sair do lugar. Era comum eu trabalhar 16 horas por dia, até nos fins de semana. Eu ficava com raiva disso, porque só via minha filha quando ela já estava dormindo. Todo esse estresse estava me deixando doente.” — Kari, Finlândia.
OUTRAS pessoas passam pela mesma situação de Kari. De acordo com uma instituição beneficente do Reino Unido relacionada à saúde mental, 1 em cada 5 britânicos já ficou doente por causa de estresse no trabalho, e 1 em cada 4 já chorou no trabalho por causa de pressão excessiva. Em 2009, nesse mesmo país, durante uma recessão econômica, o número de prescrições de antidepressivos teve um aumento sem precedentes.
Qual é a causa do seu estresse?
Insegurança — financeira ou outra
Rotina cansativa
Problemas de relacionamento
Acontecimentos traumáticos
Que efeito o estresse tem sobre você?
Problemas de saúde
Esgotamento emocional
Dificuldades para dormir
Depressão
Relacionamentos prejudicados O estresse ativa um impressionante mecanismo do corpo, que age como uma equipe de emergência. Hormônios são liberados para acelerar a respiração e o batimento cardíaco e para aumentar a pressão sanguínea. Além disso, reservas de glóbulos vermelhos e glicose entram na corrente sanguínea. Essa série de reações prepara você para lidar com a causa do estresse. Depois que a situação estressante passa, seu corpo costuma voltar ao normal. Mas, se essa situação continua, o estresse pode levá-lo à ansiedade ou tensão crônica, como um motor que é mantido acelerado. Por isso, saber lidar com o estresse é essencial para a saúde física e mental.
Como lidar com o estresse
O estresse não é necessariamente ruim. A Associação Americana de Psicologia explicou: “O estresse é para o ser humano o que a tensão é para a corda de um violino: se você deixar a corda frouxa, o som sairá abafado e áspero; se a apertar demais, o som sairá estridente e a corda poderá até se