Produção mais Limpa
Modelo de Gestão Ambiental
Introdução
A produção em larga escala, iniciado na Revolução Industrial, propiciou aos consumidores, na época, a oportunidade de comprar produtos a um preço reduzido e possibilitou às empresas altas taxas de produção, aumentando sua lucratividade. No entanto, pouca atenção era dada as questões ambientais como os impactos negativos provocados na natureza que, infelizmente, até hoje perseguem os indivíduos.
Em países mais desenvolvidos, novas formas de gestão foram adotadas para possibilitar que as necessidades e desejos dos consumidores possam ser atendidos junto a boas condutas ambientais como, por exemplo, é o caso da empresa O Boticário, que reutiliza as embalagens plásticas e de vidro coletadas nos próprios locais de venda ou, em alguns casos, vendem refis do produto, caso a pessoa já o tenha comprado antes e guardado o refratário. Esta técnica de logística reversa já está sendo implantada no Brasil.
Visando a redução/eliminação de desperdícios e impactos ambientais, estuda-se alguns modelos de Gestão Ambiental. Este trabalho refere-se ao modelo “Produção Mais Limpa”
(Cleaner produccion) .
Produção Mais Limpa
Produção Mais Limpa (ou P+L) é a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos que visa utilizar as matérias primas - água e energia - de forma eficiente, por meio da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo. Este método induz as empresas a inovarem, dando um passo em direção ao desenvolvimento econômico sustentado e competitivo para elas e toda a região que abrangem.
As técnicas de fim de tubo, por exemplo, é um dos processos da tecnologia ambiental convencional que trabalha, principalmente, no tratamento de resíduos e emissões gerados em um processo produtivo. A Produção mais Limpa visa integrar os objetivos ambientais aos processos de produção, a fim de reduzir os resíduos