Psicologia e Estresse
PSICOLOGIA E ESTRESSE POLICIAL
NESTA DISCIPLINA VOCÊ IRÁ APRENDER
1. ESTRESSE
1.2. FASES DO DESENVOLVIMENTO DO ESTRESSE.
1.3- ESTRESSE NEGATIVO E POSITIVO
1.4- ESTRESSE NEGATIVO
1.5- ESTRESSE POSITIVO
1.6- ESTRESSE IDEAL
2. ALGUNS SINTOMAS GERAIS QUE IDENTIFICAM UM QUADRO DE
ESTRESSE:
2.1- Sintomas físicos
2.2- Sintomas psíquicos
2.3- Sugestões para o controle do estresse:
INTRODUÇÃO
O trabalho do policial militar é uma atividade que alia cobrança institucional,
disciplina rígida e um alto risco ocupacional. Trabalhamos com situações que podem provocar morte e dano a nossa integridade e de outrem. As situações do trabalho policial exigem controle das emoções e decisões rápidas. Percebe-se nesta atividade situações de estresse ocupacional que desencadeia consequências danosas à sua saúde física, mental e às suas relações familiares, sociais e profissionais.
1- ESTRESSE
Agora, você terá a possibilidade de conceituar a palavra estresse, sabendo que a mesma vem do inglês “stress”. Este termo foi usado inicialmente na física para traduzir o grau de deformidade sofrido por um material quando submetido a um esforço ou tensão. O médico endocrinologista Hans Selye foi um pioneiro na pesquisa sobre o estresse. Ele transpôs este termo para a medicina e biologia, significando esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno.
Muitos de nós sentimos, porém, poucos sabem que o Estresse é uma reação do organismo que ocorre quando o mesmo precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais a situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. O estresse pode afetar o organismo de diversas formas e os sintomas variam de indivíduo para indivíduo. Existe uma predisposição do organismo que reage frente a um problema, essa individualidade explica como