Síntese da Teoria do Currículo
“TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: TRABALHANDO COMO PESQUISADOR”
8ª série
PROFESSORA: NEILA CRISLEY BEZERRA DA SILVA
Várzea Velha/ Sertânia – PE
2011
INTRODUÇÃO
O estudo estatístico torna-se cada vez mais necessária ao cidadão na atualidade, pois a nossa sociedade vive grandes avanços tecnológicos e científicos e com isso a utilização da representação gráfica vem se expandido e influenciando principalmente nossos meios de comunicações escritos e orais.
Algumas pesquisas na área de educação matemática têm se ajustado nesta problemática, procurando trazer para o ensino de matemática o compromisso de auxiliar na compreensão e leitura de gráficos e tabelas.
As atividades com o uso de gráficos e tabelas vem aumentando desde a década de 70, como consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), e em consonância a este documento oficial, segue a Proposta Curricular de Sertânia, nosso município.
Os PCN’s enfatizam a necessidade de se iniciar o estudo do “Tratamento da Informação” a partir das séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo é explicado por sua constante utilização na sociedade atual, pela necessidade do individuo compreender as informações vinculadas pelos meios de comunicações, tomarem decisões e fazer previsões que influenciam na vida individual e coletiva.
Muitos alunos encontram dificuldades na leitura e interpretação de dados estatísticos, de representações gráficas, pois alguns não vivenciaram esse conteúdo em sua formação inicial, o que gera uma grande dificuldade de entendimento nas séries mais avançadas. A bem pouco tempo atrás a educação era voltada para a manutenção de uma sociedade alheia as inovações vinculadas pelos meios de comunicações, pois ingênuos, não adquiriam visão critica e pouco influenciavam nas decisões superiores e burocráticas do país.
Diante deste problema foi desenvolvido este projeto a fim de favorecer o ensino de Estatística no 9º ano da Escola Municipal