Resumo- Gestão da produção
CONDOMÍNIOS INDUSTRIAIS: NOVAS FÁBICAS, NOVOS ARRANJOS PRODUTIVOS E NOVAS DISCUSSÕES NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA.
CABO 2014
2. CONDOMÍNIO INDUSTRIAL - UMA DEFINIÇÃO
Trata-se de um conjunto de empresas fornecedoras agrupadas em torno de uma montadora, que focam sua produção de modo a atender as demandas da montadora "just-in-time", ou seja, num sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Sendo essa a sua característica principal. Podendo estes fornecedores estarem localizados no próprio terreno da empresa, ou em áreas próximas.
Esta união também pode trazer prejuízos aos fornecedores, pois a montadora dita às regras do jogo, ou seja, quem participa e como participa do condomínio, preços, localização, etc. A grande diferença entre condomínio e distrito industrial, está no fato de as empresas não poderem escolher sua localização no primeiro, enquanto no segundo, tem-se uma liberdade total nas decisões.
Mesmo com toda essa participação dos fornecedores, a montagem final ainda é de responsabilidade da montadora, diferentemente do que ocorre com o sistema modular, onde grande parte (ou toda ela) da montagem é realizada por terceiros, ficando a cargo da montadora muitas vezes apenas a aprovação final.
2.1 PRODUTOS PRESENTES NO CONDOMÍNIO
São escolhidos de modo a cortar custos de produção, começando pelos que possuem custos logísticos elevados, que apresentam risco de deterioração, variando de montadora para montadora a escolha destes produtos.
Contudo, para algumas empresas, não é viável inaugurar outra planta dentro do condomínio, mantendo apenas um local de estoque disponível, de modo a atender a montadora just in time, embora essa prática seja mais onerosa para o fornecedor.
Toda essa mobilização em torno da eficiência da produção, gerou o just in time