Arquivologia II
Assunto:
ARQUIVOS E DOCUMENTOS
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Autor:
ARQUIVO
2
NACIONAL
www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Arquivos e Documentos – Conceitos e Características – por
Arquivo Nacional
1 – ARQUIVOS E DOCUMENTOS: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
1.1 - Conceituação de Documentos
Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.
Todo documento é uma fonte de informação como, por exemplo: o livro, a revista, o jornal, o manuscrito, a fotografia, o selo, a medalha, o filme, o disco, a fita magnética etc.
Documentos de arquivo são todos os que produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no exercício de suas atividades, constituem elementos de prova ou de informação. Formam um conjunto orgânico, refletindo as atividades a que se vinculam, expressando os atos de seus produtores no exercício de suas funções. Assim, a razão de sua origem ou a função pela qual são produzidos é que determina a sua condição de documento de arquivo e não a natureza do suporte ou formato.
Documentos públicos são todos os documentos de qualquer suporte ou formato, produzidos e/ou recebidos por um órgão governamental na condução de suas atividades.
São também documentos públicos aqueles produzidos e/ou recebidos por instituições de caráter público e por entidades privadas responsáveis pela execução de serviços públicos.
1.2 - Características dos Documentos de Arquivo
De acordo com seus diversos elementos, formas e conteúdos, os documentos podem ser caracterizados segundo o gênero a espécie e a natureza do assunto.
a) Caracterização quanto ao Gênero
Os documentos podem ser definidos segundo o aspecto de sua representação no diferentes suportes: •
•
•
•
documentos textuais : são os