Resumo Propositivo
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA1 JURÍDICA
Profa. Dra. Fabíola Possamai
ETAPA UM: DEFINIÇÃO DO TEMA
1.1 – ESTRUTURA COGNITIVA
TÍTULO
PALAVRAS- RESUMO
CHAVE PROPOSITIVO
O Resumo Propositivo é um parágrafo contínuo de meia página, espaço um, corpo 12, no qual é apresentado O QUE se pretende fazer, seguindo com o COMO se pensa fazer e os RESULTADOS ESPERADOS do trabalho.
As Palavras-Chave, simples e/ou compostas, são identificadas e extraídas do Resumo, entre 3 e 5, e devem representar, por si só, o objeto do trabalho.
O Titulo é o menor resumo do trabalho e deve conter todas as Palavras-Chave.
A estrutura desta etapa representa um circuito cognitivo (neurológico e imunológico) que uma vez praticado permite ao pesquisador comunicar a essência do trabalho a ser realizada na forma mais objetiva, econômica e precisa possível.
1.2 – CRITÉRIOS DE RIGOR CIENTÍFICO
O Resumo Propositivo é um resumo da organização do trabalho, de modo a revelar as etapas com as quais se pretende realizar o trabalho. Não é um resumo do Tema da Pesquisa, nem de seu histórico, nem da Introdução ou da Revisão Bibliográfica.
As Palavras-Chave devem ter uma ordem crescente de especificidade e serem capazes de revelar o caminho temático dos conteúdos trilhados na pesquisa.
O Título deve reunir todas as Palavras-Chave numa sentença gramatical descritiva perfeita, não sendo, portanto, interrogativa, negativa, condicional, indefinida.
1.3 – CRITÉRIOS DE RIGOR METODOLÓGICO
O futuro é o tempo verbal predominante do Resumo Propositivo.
Uma estrutura metodológica para o Resumo Propositivo é: Apresentação/Antecedentes/Objetivos/Metodologia/Resultados Esperados.
Cada item deve ser pensado numa pequena frase inicial e depois desenvolvido e o Título não deve ter palavras repetidas e exceder a três linhas.
1.4 – EXERCÍCIO PARA A PRÁTICA DA PESQUISA
Escreva o seu Resumo