Síntese da Dibenzalacetona
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
EQUILÍBRIO ÁCIDO - BASE
MISLAINE ROCHA SILVA
PALMARES 2010
Equilíbrio Ácido – Base
O Equilíbrio Ácido – Base refere –se aos mecanismos fisiológicos que mantêm a concentração de H+ dos líquidos corpóreos, ou seja o equilíbrio ácido base deve ser controlado com precisão, se houver algum tipo de desvio sua taxa de normalidade pode afetar gravemente alguns dos nossos organismos.
O pH do nosso sangue ou a concentração de íons H+ do mesmo fica numa faixa de 7.4 a 7.45 e o pH é dado por íons H+ bicarbonato e ácido carbônico. O pH do nosso sangue tem que ser regulado porque nossas proteínas e enzimas tem suas atividades, tendo qualquer variação podem ter implicações severas, em alguns casos podem levar o indivíduo até a óbito.
Pois temos dois órgãos extremamente eficiente e rápido para contornar qualquer desvio de pH que saia da faixa, são eles os pulmões e os rins.Os pulmões auxiliam na regulação do pH sanguíneo que respiramos e expiramos CO². O CO² é produzido através das vias metabólicas no organismo, sendo passivo de se tornar ácido carbônico, e o ácido carbônico pode se dissociar a íons H+.
Os rins também são importantes para eliminar os compostos ácidos do nosso organismo.Quando temos o ácido em excesso os rins quando esse ácido de carbono chegar lá ele é dissociado em OH+ e bicarbonato, dessa forma os rins filtram o H+ e mantém o íon bicarbonato ali na circulação, esse H+ ele vai diretamente para a urina, quando a mesma fica muito ácida é por excesso do ácido carbônico que está no sangue. Os organismos utiliza alguns mecanismos para controlar o equilíbrio ácido base do sangue, sendo que o excesso de ácido é excretado pelos rins, como forma de amônia, o nosso corpo também utiliza soluções tampão do sangue para se defender