Sistema endócrino
Enfermagem - 2014
Psicologia aplicada à saúde
Profª. Claudia Gouveia.
Psicologia do Desenvolvimento
ADOLESCÊNCIA
Antigamente = sala de espera do mundo adulto.
Com o desenvolvimento das sociedades a fase se prolongou coincidindo com a puberdade.
Diferenças:
Puberdade - vem do latim pubertate e significa idade viril. Assinala o início da adolescência devido as mudanças corporais na estrutura bioquímica e morfológica do soma.
Adolescência - significa período de crescer, de desenvolver. É período decisivo no ciclo vital porque supõe atingir autonomia psicológica e se inserir no mundo social sem a mediação da família.
A duração do processo varia com a época, cultura, comunidade e o país.
Nas sociedades tribais: é passagem breve com normas rígidas; início e fim definidos por rituais.
Hoje = meio rural e nível socioecômico mais baixo - incorporação ao trabalho mais cedo, atribuição de responsabilidade de adulto, ou seja, mais precoce do que na zona urbana e nível socioeconômico mais alto.
O prolongamento é tendência da sociedade contemporânea devido a necessidade de maior capacitação e educação para o mundo do trabalho. Sendo que a extensão dificulta a formação da família, também dificulta a independência psicológica e econômica da família, não favorecendo a plena aceitação do papel e as responsabilidades.
Daí se tornou passagem lenta e difusa para a maturidade - na perspectiva jurídica o jovem está apto com 16, 18, 21 anos para diferentes situações, já para o mercado de trabalho há a exigência de experiência.
O prolongamento salientou características de personalidade próprias da fase.
Contribuições teóricas:
Stanley Hall = 2º nascimento; representa época de turbulência na história da humanidade.
S. Freud = mudanças somáticas originam mudanças psicológicas, com aumento da pressão pulsional rompe-se o equilíbrio do período de latência.
Anna Freud = adolescente é egoísta, egocêntrico, mas fase de generosidade, sacrifício e