Síntese - as funções psicológicas
PSICOLOGIA ANALÍTICA JUNGIANA
SÍNTESE: FUNÇÕES PSICOLÓGICAS
SÃO PAULO
2011
SÍNTESE: FUNÇÕES PSICOLÓGICAS De acordo com Lessa (2010), Jung lançou mão do conceito de Função Psíquica ou Função Psicológica para explicar as diferenças dos Tipos Psicológicos- Extrovertido e Introvertido. Jung identificou quatro Funções Psíquicas que a consciência usa para fazer o reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. Ele definiu as funções como: Sensação, Pensamento, Sentimento e Intuição.
Vilhena (2011) e Ballone (2005) definem que Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões, o pensamento estaria relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. Segundo Lessa (2010) as funções Pensamento e Sentimento seriam consideradas racionais por terem caráter judicativo e por serem influenciadas pela reflexão, determinando o modo de tomada de decisões. Estas funções seriam também chamadas de funções de julgamento, responsáveis pelas conclusões acerca dos assuntos de que trata a consciência. Para Vilhena (2011) e Ballone (2005) as pessoas do tipo sentimentais são aquelas orientadas para o aspecto emocional da experiência, que preferem emoções fortes e intensas, ainda que negativas, a experiências apáticas e mornas.
Segundo Lessa (2010), Vilhena (2011) e Ballone (2005) Sensação e a Intuição seriam classificadas juntamente, sendo funções irracionais. A função sensação seria a função do real que traz as informações (percepções) do mundo através dos órgãos dos sentidos. A sensação seria um enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos. As pessoas do tipo sensitivas tenderiam a responder à situação vivencial mediata, e lidar eficientemente com todos os tipos de