Aprendizagem
Expressão Elaborada Da Nova Forma De Entender A Prática Social
A catarse é uma expressão elaborada de uma nova forma de entender a prática social. Nela a operação primordial é a síntese.
Segundo Vigotsky, citado por Gasparin é necessário isolar, “abstrair” e examinar os elementos separadamente da totalidade da experiência concreta que fazem parte. Na formação de conceitos é necessário unir e separar. A síntese deve combinar com a análise. É o momento em que aluno deve demonstrar o que aprendeu, o quanto se aproximou da resolução dos questionamentos evidenciados anteriormente. Manifestando assim o que ele assimilou. Assim, na catarse o aluno traduzirá sua aprendizagem acerca da atividade em pauta. Revelando o seu modo de visualizar o conteúdo juntamente com a prática social.
“A educação é uma prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica. A prática pedagógica está articulada com uma pedagogia, nada mais é que uma concepção filosófica da educação. Tal concepção ordena os elementos que direcionam a prática educacional.” (LUCKESI, 1994, p. 21).
Partindo desta premissa mencionamos que a aprendizagem é um dos principais objetivos da prática pedagógica, e a compreensão ampla do que se aprende é fundamental na construção de uma proposta de educação, sendo esta dinâmica, definindo práticas transformadoras. Enfim Catarse é fazer com que o sujeito de fato aprenda, e que este aprendizado tenha um significado para ele. |
A grande proposta, portanto da catarse, é que a pessoa perceba que ela enquanto sujeito que pensa independentemente de influências políticas e ideológicas, seja capaz participar, interferirem e lutar para modificar o meio social no qual se esta inserido.
Finalizamos este momento ressaltando que o autor conclui que a catarse é um grito de gol como expressão de uma torcida organizada.
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO
Nova Proposta De Ação A Partir Do Conteúdo Aprendido
No pensamento histórico-crítica