Em busca do sentindo resumo
Viktor Emil Frankl, nasceu em Viena em 26 de março de 1905 e morreu em 02 de setembro de 1997. Doutor em medicina e psiquiatria, foi professor de Neurologia e psiquiatria na Universidade de Viena e de Logoterapia na Universidade Federal da Califórnia, entre outras, e foi conferencista, inclusive no Brasil.
Em seu livro ?Em busca de Sentido?, Frankl relata o drama vivido com milhares de outros prisioneiros dos campos de concentração nazistas. Foram torturados física e psicologicamente, passaram fome e frio devido ao trabalho forçado na neve. Frankl relata que uma pergunta era freqüente: o por quê de tanto sofrimento? Que sentido havia em tudo aquilo?
Durante a guerra, observou a si mesmo e a outros em situações limite nos campos de extermínio e comprovou a essência do que é ser humano: numa situação desumanizadora, usar a capacidade de transcrever e manter a liberdade interior. Segundo ele, a pessoa podia permanecer corajosa, valorosa e digna e somente sucumbia às influências do campo de concentração aquele que entregava os pontos espiritual e humano. Foi considerado o médico da "doença do século XX", decorrente do vazio existencial. Afirmou que "o homem, por força de sua dimensão espiritual pode encontrar sentido em cada situação da vida e dar-lhe uma resposta adequada".
Segundo Frankl, as pessoas em desespero sempre perguntam ?o que esperar da vida??. É preciso mostrar para a pessoa que devemos perguntar ?o que a vida pode esperar de nós??. Viver não significa outra coisa senão arcar com a responsabilidade de responder às perguntas da vida, pelo cumprimento das tarefas colocadas pela vida a cada indivíduo.
A Logoterapia é um sistema teórico criado por Frankl. O termo "logos" é uma palavra grega que significa "sentido"; e ?terapia? significa ?cura?. Assim, a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana , bem como na busca da pessoa por este sentido", é considerada como terapia centrada no